APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

INFORMAÇÕES:
11 2223-2300

Sobre a Biblioteca



O primeiro diretor da Biblioteca da APCD, de 1906-1918, foi o Dr. Antonio B. Ayres.

Desde 1995, a Biblioteca funcionava no 3º andar da sede da Escola de Aperfeiçoamento Profissional, na Rua Humaitá, 389 – Bela Vista, São Paulo, data em que recebeu o nome de BIBLIOTECA PILAR OSTIVAR, em homenagem a uma colaboradora da EAP que incentivou a criação da Biblioteca e muito contribuiu para o seu desenvolvimento.

Em 1996, sob a direção do Dr. Orlando Sergio de Jesus Cêpa e com a contratação de pessoal especializado, seu acervo foi reorganizado, o processamento técnico automatizado e os serviços prestados foram ampliados.

Em fevereiro de 2002, mudou-se para o 1º andar da sede da APCD Central e da EAP, na Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana, São Paulo, SP, ocupando uma área de 150 m², com ambientes climatizados para leitura e estudo, e computadores para uso dos associados da APCD, alunos e professores da EAP e CTE.

Junto à Biblioteca, funciona a Videoteca, criada em 1986, e reconhecida como a maior coleção de fitas de vídeo da especialidade, no país. A Videoteca foi organizada e dirigida pelo Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro até meados de 2004.

• Pilar Ostivar

São muitas as pessoas que ajudaram a erguer a Escola de Aperfeiçoamento Profissional – EAP da APCD. Entre elas, Pilar Ostivar.

Na década de 1940, o Cirurgião-Dentista era um grande solitário e a possibilidade de um ensino continuado não existia. A Faculdade de Odontologia da USP era o único local para estágios ou cursos raros; estes geralmente direcionados ao seu corpo docente.

Quando Francisco Constâncio Py, presidente da APCD, visitou associações odontológicas nos Estados Unidos e Canadá, sentiu que os cursos de pós-graduação eram o grande caminho para a Odontologia, pois uma revolução em seus conceitos ocorria no mundo, e no Brasil nada existia para acompanhar esses enormes avanços.

Na década de 1950, Constâncio Py visitou a Associação Odontológica Argentina onde já funcionava uma EAP. Lá conheceu Pilar Ostivar, uma cidadã argentina que adotou o Brasil como sua nova pátria e usou sua competência e dedicação para ajudar a instalar a EAP e a APCD.

Os problemas enfrentados pela EAP eram muitos: falta de espaço, de equipamentos, instalações precárias, mas, mesmo assim, a EAP progredia supervisionada e disciplinada pelo entusiasmo de Pilar Ostivar.

Em 1985, já na Rua Humaitá, a EAP precisou novamente de Pilar Ostivar. Ela já estava aposentada mas, mesmo assim, aceitou o convite. Apesar das dificuldades financeiras que continuava enfrentando, a EAP foi reorganizada por Pilar.

A diretoria da APCD homenageou Francisco Constâncio Py e Pilar Ostivar, em 1995, dando seus nomes, respectivamente, ao ambulatório maior da EAP e à Biblioteca da Escola.

Pilar Ostivar faleceu em maio de 1999.

condensado do artigo:
Brunetti RF, Freitas PA. Pilar Ostivar e EAP: histórias que se confundem. APCD JORNAL, 1999;34(508):26.

Observação:

Em 2002, a diretoria da APCD reiterou aquela homenagem em suas novas instalações denominando, respectivamente, Francisco Constâncio Py à Escola de Aperfeiçoamento Profissional e Pilar Ostivar à Biblioteca da EAP.

A Revista e o Jornal da APCD:
A Revista Odontológica Brasileira foi publicada, pela primeira vez, em setembro de 1911, seis meses após a fundação da APCD (01/04/1911). Deixou de existir de 1942 a 1946, reaparecendo a partir de 1947, como "Revista da Associação Paulista de Cirurgiões- Dentistas".

O primeiro Jornal da APCD foi criado em março de 1960, tendo sido publicados poucos números.

Em 1965, foi reiniciada a publicação, que existe até hoje.


Reinauguração

No dia 22 de maio, aconteceu a reinauguração da Biblioteca Pilar Ostivar, com espaço mais amplo e reestruturado, o acervo foi reorganizado para atender melhor aos associados da APCD e da ABCD e aos alunos da EAP.

*Serviços oferecidos aos associados, professores e alunos:

ACESSO À INTERNET

A Biblioteca disponibiliza o uso de computadores com acesso à internet para pesquisas em geral, bibliográficas e científicas.

Mesas: 9 (usuários)/1 (administrativo)
Cadeiras: 52 (usuários)/3 (administrativo)
Estantes para acervo: 7
Balcão de atendimento: 2
Revisteiros: 4
Armários administrativos: 4
Cabines de estudo individuais: 11
Cabines de estudo deficientes: 2
Salas de estudo: 4
Sala de Recursos Audiovisuais: 1

ACERVO

Livros: aproximadamente 500 (está sendo feita a conferência)
Periódicos científicos: aproximadamente 3.500
Monografias: aproximadamente 1.500
Fitas de vídeo: 1.185
CD’s: 156
DVD’s: 548

EQUIPAMENTOS

Computadores: 5 (usuários) / 3 (administrativos)
Televisores: 2
Aparelhos de DVD’Ss: 2
Impressora: 1
Scanner: 1
Telefones: 3

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Busca de artigos de periódicos que a Biblioteca não possui.

CONSULTA LOCAL
Livros, periódicos, monografias, dissertações, teses, fitas de vídeos, CD-ROMs, DVD’s e folders

EMPRÉSTIMO
Aos associados e alunos da EAP APCD
Livros e monografias
Fitas de vídeo, CD-ROMs e DVDs: Prazo de locação: 7 dias

LEVANTAMENTOS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS
Solicitação de pesquisas

Informações
Telefones: (11) 2223–2356 / 2453 / 2454
E-mails: pesquisa.bpo@apcdcentral.com.br / supervisao.bpo@apcdcentral.com.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 20h
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 547 – 1º andar - CEP:02011-000 - São Paulo, SP